Tomando gosto pela educação
Ainda como aluno na faculdade, atuei também como professor de informática em cursos técnicos, cursos livres, aulas particulares e pequenas consultorias.
Inconformado com a precariedade dos materiais didáticos disponíveis, elaborei apostilas para aulas, material de referência para consultas, clipping de textos e metodologias para um ensino coordenado entre as várias matérias presentes num curso técnico.
Tais materiais foram bem aceitos tanto pelos alunos quanto pelos colegas educadores, mesmo sabendo que eu não possuia formalmente nenhum conhecimento didático ou pedagógico.
Dois fatos principais me trouxeram o reconhecimento pelo trabalho realizado. O único jornal diário da cidade criou uma coluna semanal "no mundo da informática" e fui convidado a ser o responsável pelos artigos que se seguiram por 3 anos. Em 1992 fui homenageado como professor durante a formatura do curso técnico em eletrônica "por ter conseguido transformar a lógica digital em lógica humana".
Também foi através de minha atuação como professor particular que anos depois recebi uma proposta de trabalho em uma faculdade da minha cidade.
Atuei durante dois anos em atividades de apoio à docência, com destaque para aulas de reposição e reforço na utilização prática da informática. Recomendações de docentes e outros colaboradores me conduziram às atividades de assessoria acadêmica descrita nas outras páginas.