Filosofia de trabalho

Há uma frase popular que diz: "Tenha como profissão algo que você realmente goste de fazer, e você nunca precisará trabalhar na vida".

Eu gosto de resolver problemas, de desafios.

Por um lado isso complica a escolha de uma profissão pois não existe nenhum "solucionador profissional". Por outro lado essa mesma característica facilita a adaptação e desempenho na maior parte das profissões pois praticamente todas oferecem os mais diversos desafios.

Steve Jobs fez um maravilhoso discurso de formatura descrevendo como várias de nossas escolhas passadas formam hoje um desenho que reflete nossas habilidades, como a brincadeira de ligar os pontos forma uma imagem maior em outra escala.

Hoje, anos após minhas escolhas iniciais, vejo que desenvolvi uma série de habilidades para fazer o que gosto, e nada disso era claro naquela época. Talvez o maior exemplo seja minha formação principal que é em Engenharia de Computação. Ao invés de trabalhar no desenvolvimento de programas e sistemas, sempre preferi trabalhar na aplicação da informática em situações reais, para resolver os problemas de forma completa. Este comportamento, entre outros fatores, alavancou uma rápida progressão de cargos passando de monitor de laboratório para chefe de gabinete da reitoria em apenas 3 anos.

Olhando para trás, vejo que este desempenho só foi possível pois meus conhecimentos avançados em informática permitiam-me extrair a máxima eficiência dos programas e sistemas disponíveis, enquanto meu interesse por desafios e problemas faziam que eu trabalhasse na solução completa, desde a obtenção das informações até a aplicação dos resultados. Esta busca pelo entendimento do problema completo e não apenas de partes soltas, trouxe maior flexibilidade para propor soluções novas quando necessário.

Num mundo mutante, com inovações surgindo a cada momento, essa flexibilidade profissional é fundamental para que possamos nos manter ativos com o passar dos anos. Minha trajetória profissional reflete esta premissa, tendo atuado em áreas diferentes a cada momento, desde o descontraído ramo do entretenimento até a formalidade de chefiar um gabinete da reitoria em uma universidade.

Gosto de observar que colhi sucessos em cada atividade. Nem sempre obtive reconhecimento ou retorno financeiro, mas fiquei satisfeito em praticamente todas as experiências, demonstrando habilidade na adptação e aplicação de meus conhecimentos e competências.