Currículo

Edvaldo Luís Biancarelli

Direção e Gestão de IES / Palestras / Joint venture com EdTechs

53 anos, solteiro
Contatos:
edvaldo@biancarelli.com.br Mail icon
(61) 98288-0442 Phone icon   WhatsApp icon
(19) 99778-8211 Phone icon   Telegram icon
ed.biancarelli Skype icon

 

Resumo das Qualificações

  • Experiência de 25 anos em Direção e Gestão Universitária nas áreas Acadêmica, EaD, Planejamento e Regulação.
  • Experiência na execução de processos de diagnóstico institucional, com visão crítica e objetivos estratégicos.
  • Elaboração e gestão de projetos educacionais de expansão, otimização de custos operacionais e reposicionamento estratégico, com foco em resultados.
  • Experiência na coordenação de equipes utilizando metodologias inovadoras na solução de problemas complexos.
  • Desenvolvimento e execução de projetos de implantação de IES, transformação de Centro Universitário, autorização e reconhecimento de cursos de graduação presenciais e EaD.
  • Supervisão de secretaria acadêmica, Procuradoria Institucional e órgãos de apoio, atuando como facilitador.
  • Atuação estratégica e assertiva em todos os estágios dos processos regulatórios do ensino superior nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu.
  • Experiência no projeto e aplicação de Inteligência Artificial em BI, data mining e chatbots voltados à gestão acadêmica: otimização de captação e contingenciamento de evasão.

Habilidades Relevantes

  Liderança / gestão Cem por cento
  Visão estratégica Oitenta por cento
  Autonomia / proatividade Cem por cento
  Criatividade / inovação Cem por cento
  Resiliência Cem por cento
  Flexibilidade Oitenta por cento
  Autodidata / curiosidade Oitenta por cento

 

Formação Acadêmica

  • Mestre em Administração de Organizações de Ensino Superior pela Fundação Pedro Leopoldo, 2022.
  • MBA em Transformação Digital da Educação pela XP Educação, 2021.
  • Especialista em Tutoria EAD e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, 2017.
  • Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1996.

Principais Projetos

  • Otimização acadêmica de projetos pedagógicos, matrizes curriculares e oferta de disciplinas com inclusão de projetos de extensão, com redução de custos.
  • Hibridização de ensino presencial, envolvendo modelagem, capacitação docente, infraestrutura e gestão inovativa, obtendo como resultados o aumento da qualidade, sob a percepção dos alunos e notas no ENADE, e redução de custos.
  • Transformação para Centro Universitário, desde o planejamento de ações, implantação de processos e equipes, trâmite no MEC e gestão do processo.
  • Implantação de EaD em IES, incluindo trâmite no MEC, modelagem, instalação da infraestrutura, capacitação de equipes, elaboração de material didático e gestão do processo.
  • Otimização operacional de setores e órgãos acadêmicos, realizando diagnóstico, plano estratégico de ação, capacitação dos envolvidos, suporte operacional e gestão de pessoas.
  • Recredenciamento de IES, envolvendo planejamento do processo e coordenação da execução, incluindo (re)elaboração de documentos (PDI, Regimento e Normas), coleta de dados e treinamento de equipes envolvidas.
  • Autorização, reconhecimento, e renovação, de cursos de graduação, envolvendo (re)elaboração do projeto pedagógico, treinamento da coordenação, infraestrutura e corpo docente. Metodologia assertiva, focada em resultados.
  • Autorização e recomendação de programas de mestrado junto à CAPES, envolvendo trâmite processual, estruturação acadêmica e da estrutura de pesquisa, alternativas de custeio e gestão consensual.
  • Integração gerencial com a avaliação institucional, com uso estratégico de informações (pioneirismo, desde 1998).
  • Criação e reforma de estatutos, regimentos, regulamentos e normatizações internas, dando consistência e legalidade às atividades acadêmicas.
  • Organização de eventos acadêmicos de capacitação e relacionamento institucional, visando resultados estratégicos.
  • Gestão de polos de EaD, enfatizando padronização de procedimentos, otimização de custos e foco na qualidade.
  • Gestão de TI com foco acadêmico envolvendo coordenação de infraestrutura, equipes, informatização com sistemas CRM, ERP, LMS e integração web. Uso de chatbots e sistemas inteligentes para contingenciamento de evasão.

Aperfeiçoamento

▪ Consultoria Educacional Inovadora, Mercado EaD, 2020.

▪ EaD de A a Z, AE Educacional, 2019.

▪ Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, Artesanato Educacional, 2018/2019.

▪ Avaliação da Educação Superior: Perspectivas Regulatórias, ABMES, 2017.

Experiência Profissional

Instituto Educacional Seven, Norte/Nordeste

(Grupo gestor de 6 faculdades nos estados do Piauí, Maranhão e Pará, com aproximadamente 2.100 alunos e 20 cursos presenciais)

Diretor de Desenvolvimento Institucional (do grupo)
Diretor Acadêmico (na IES modelo/maior do grupo)
Lider na Implantação de novas unidades/ EAD (abr/2020 ~ nov/2022)

Responsável pela implantação de EaD no grupo, ampliação da atuação presencial e otimização acadêmica da estrutura existente.

Resultados obtidos:

  • Credenciamento de 2 faculdades do grupo (presenciais) e autorização de 6 cursos com conceitos 4 e 5.
  • Credenciamento EaD de 2 faculdades do grupo e autorização de 6 cursos com conceitos 4 e 5.
  • Reorganização acadêmica nos projetos pedagógicos com redução de 39% nos custos.
  • Reorganização de infraestrutura e processos (gestão de pessoas).
  • Implantação de AVA e estrutura de geração de conteúdo EaD, reduzindo custos imediatos em 21%.
  • Projeto de transformação em Centro Universitário (abortado).
  • Seleção e supervisão na implantação de Secretaria Digital e novo Sitema Acadêmico.

Instituto Pater de Educ. e Cultura, Uberlândia/MG

(Grupo com 2 faculdades, mais de 60 unidades de formação de jovens aprendizes e 90.000 estudantes EaD no nível médio)

Gestor de Projetos Educacionais (ago/2018 ~ mai/2020)

Responsável pela implantação de novas atividades educacionais nas organizações do grupo, envolvendo coordenação do processo, projeto, trâmite, infraestrutura, seleção e capacitação de pessoal e organização para funcionamento.

Resultados obtidos:

  • Credenciamento EaD de ambas as faculdades do grupo, obtendo aprovação nas visitas, conceitos 4 e 5.
  • Aprovação de 13 (treze) visitas em cursos de graduação com conceitos 3 a 5, alguns aguardando trâmite.
  • Recredenciamento da faculdade mais antiga, conceito 4.

ESAB, Escola Superior Aberta do Brasil, Vitória/ES

(Faculdade totalmente na modalidade EaD com aproximadamente 180 polos, 6 cursos de graduação e 62 de pós-graduação)

Diretor Superintendente (dez/2017 ~ jun/2018)

Responsável principal pela restauração da área acadêmica e otimização da área de TI para o recredenciamento iminente.

Resultados obtidos:

  • Diagnóstico e reativação do setor de produção de conteúdo, reduzindo o custo por página em 52%.
  • Aumento do número de elementos didáticos alternativos no texto base dos cursos, sem aumento de custos.
  • Recomposição do corpo docente do Lato Sensu aumentando a proporção de mestres/doutores de 43% para 87%.
  • Obtenção de aumento de 60% nas matrículas de graduação a partir de negociação de política de preços junto à mantenedora.
  • Implantação de planejamento organizacional nas campanhas de captação, atingindo pela primeira vez na instituição o nível “erro-zero” em duas captações consecutivas.
  • Reestruturação do setor de TI com implantação de Metodologia Ágil e redução de custos operacionais.

FAQUI, Faculdade Quirinópolis (GO)

(Faculdade no sudoeste de Goiás, atendendo 11 cidades, com aproximadamente 1.200 alunos e 12 cursos de graduação)

Supervisor Administrativo, P.I., Gestor de TI (2016~2017)

Resultados obtidos:

  • Reestruturação acadêmica e organização documental.
  • Credenciamento para oferta de EaD.
  • Recredenciamento da faculdade.
  • Autorização e reconhecimento de 7 cursos de graduação.
  • Implantação de AVA para EaD e para Apoio Presencial.
  • Estruturação de rede física, lógica, web e interligação entre os campi da faculdade.

FATESA, Fac. de Tecnol. em Saúde, Rib. Preto, SP

(Faculdade com foco em cursos de pós-graduação na área médica)

Assessor acadêmico (2016)

Resultados obtidos:

  • Diagnóstico e design de sistema acadêmico personalizado.
  • Implantação de metodologias na Secretaria Geral.

Assessoria Universitária

(Projetos independentes ou pela GMMR Consultoria, até 2015)

Assessor e Mentor em projetos inovadores (desde 2005)

Atuante nas áreas:

  • Gestão de Instituições Universitárias (Acadêmica, EaD e Expansão);
  • Assessoria em legislação da Educação Superior;
  • Secretaria digital e digitalização de processos;
  • O&M e informatização de departamentos, BI, LMS, portal acadêmico, CRM e ERP.

UNISAL, Centro Univ. Salesiano de São Paulo

(Instituição universitária com 9 campi, 50 cursos e 10.000 alunos)

Chefe de Gabinete da Reitoria (2000 ~ 2005)
Auxiliar Acadêmico (1997 ~ 2000)

Resultados obtidos:

  • Recredenciamento com nota máxima.
  • Autorização e reconhecimento de 32 cursos de graduação e um programa de mestrado, aumentando de 33% para 90,1% os conceitos “bom” ou “muito bom”.
  • Implantação do Gabinete da Reitoria, Secretaria Geral, Avaliação Institucional, Conselhos Superiores, etc.

Idiomas

Português: língua nativa, com habilidade avançada de redação de textos e projetos.

Inglês: leitura em nível avançado; escrita e conversação em nível médio.